sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Secretaria de Saúde de Caaporã realiza vacinação contra raiva neste sábado


A Prefeitura Municipal de Caaporã por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado, dia 26 de novembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra raiva animal. A campanha contempla todo o município, e poderão ser vacinados cães e gatos.
Amanhã dia (26) acontecerá o dia “D” da campanha de vacinação, a vacinação acontece das 8h às 17h, em todos os postos do Municipio.
Os donos devem levar para vacinar cães e gatos, a partir de três meses de vida, inclusive fêmeas em gestação. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é de vacinar o maior número de animais nessa data.
Raiva
A raiva é uma doença contagiosa e incurável causada por um vírus que pode afetar os animais mamíferos e os homens. A transmissão ocorre quando os vírus existentes na saliva do animal doente penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordidas, arranhões ou pela língua do animal.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a raiva mata anualmente 55 mil pessoas no mundo. No meio urbano, o cão é o maior transmissor da doença, seguido pelos morcegos.
Os sintomas da doença variam a depender da espécie animal, mas todos podem apresentar dificuldade para engolir, salivação abundante, paralisia das patas traseiras e mudanças de comportamento e dos hábitos alimentares.
O que fazer quando a pessoa for agredida por um animal?
Imediatamente após a agressão, limpar o local com água e sabão e desinfetar com álcool ou soluções iodadas;
Quando o animal agressor for cão ou gato deve-se observá-lo durante 10 dias.
Luiz Cláudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário