quarta-feira, 24 de abril de 2013

Câmara de Caaporã realiza sessão em homenagem aos homens para prevenir o Câncer de Próstata


terça-feira, 23 de abril de 2013


A Câmara Municipal de Caaporã realizou na manhã desta terça-feira, 23 de Abril uma sessão especial em comemoração a semana da saúde dos homens.


sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo Caaporense, vereador Dorival Almeida, que compôs a mesa juntamente com o vice presidente Oto Mariano, e os vereadores Irmã Ivanilda e Filipão. Convidada de honra da mesa do legislativo, a primeira-dama e médica Dra. Ivanilda Sousa participou da sessão e falou da importância de prevenir o câncer de próstata.

A sessão foi realizada em atendimento ao requerimento da vereadora Ivanilda Correia (PT), e com apoio da secretaria de  Saúde. A Câmara, na pessoa do presidente Dorival, homenageou os homens e destacou a importância de se cuidar da saúde realizando exames e consultando periodicamente um médico. 


Na ocasião Dra. Ivanilda aproveitou para felicitar o presidente da casa, Dorival Almeida, pelo trabalho que vem desenvolvendo a frente do Legislativo, parabenizou a propositura da vereadora Irmã Ivanilda Correia e em seguida disse “peço a cada um que se encontra aqui nesta casa e aos que estão em suas casas que nos ajude a melhorar ainda mais a saúde de Caaporã. Por isso, fizemos questão estar aqui junto com nossa equipe de saúde para também falar sobre saúde dos homens", enfatizou.

Sobre a campanha
A campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata é um evento de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), e teve a finalidade de alertar a população para o diagnóstico precoce da doença. 

A temática está sendo debatida pelo Poder Legislativo, que está realizando a segunda edição da campanha com o objetivo de chamar a atenção para a importância de prevenir sobre os cuidados com a saúde do homem. A ‘Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Próstata’ foi instituída pela ALPB através da lei 8.609/08.

A campanha tem parcerias com diversas prefeituras paraibanos onde serão realizados exames e consultas médicas para a prevenção. E em Caaporã profissionais que participam da campanha a nível estadual, estarão nesta quarta-feira (24) de Abril atendendo em um grande mutirão.

No Brasil - O câncer representa a segunda causa de morte, segundo estudo do Instituto Nacional de Câncer - José Alencar Gomes da Silva (Inca), atrás apenas das doenças do coração. No ano passado, foram descobertos mais de 52.680 casos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em relação ao câncer da próstata, foram registrados mais 60.180 casos entre brasileiros em 2012. Em 2013 são esperados mais de 500 mil novos casos.


Após a sessão foi servido um café da manhã para todos os presentes, na sede do poder legislativo da cidade.

Luiz Cláudio/Portal do Litoral PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário