quarta-feira, 24 de abril de 2013

Caaporense Domício Coutinho é destaque como missionário da cultura brasileira em Nova Iorque


quarta-feira, 24 de abril de 2013


Nossa homenagem a esse ilustre paraibano e nascido em Caaporã que se destaca no mundo por seu incentivo a leitura.

Um Caaporense, que conquistou Nova Iorque. O professor José Domício Coutinho, nasceu em 1º de maio de 1931 em Caaporã, quando a cidade ainda era uma pequena comunidade chamada Boca da Mata. O menino pobre que, ainda na infância, deixou sua terra natal é hoje um dos mais bem sucedidos brasileiros em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Lá criou o Brazilian Endowment for de the Arts (Fundação para as Artes Brasileiras).

O BEA é uma organização, sem fins lucrativos, que promove a cultura, as artes e as letras brasileiras, promovendo conferências, exibições de artes, aulas de português, recitais de músicas, mostra filmes e documentários.
O BEA também sedia a Biblioteca Machado de Assis, a primeira biblioteca brasileira em Nova Iorque, com um acervo de mais de 4 mil títulos.Autores brasileiros lançaram seus livros mais recentes, os autografaram e conversaram com os participantes da noite de autógrafos. Quem proporcionou este grande encontro foi um brasileiro, o fundador da BEA , José Domício Coutinho. Veja a entrevista que Domício fez no dia 6, ao site VejaTV.com.

Antes de falar sobre Domício Coutinho, é preciso entender o que é esse grande centro incentivador e divulgador da cultura brasileira em terras do tio Sam, a BEA. Fundada em Fevereiro de 2004, a Brazilian Endowments for the Arts é um centro de cultura dos brasileiros que moram em Nova Iorque e uma organização sem fins lucrativos que visa promover a cultura, artes e letras brasileiras nos Estados Unidos. 
Além de eventos, a BEA também sedia a Biblioteca Machado de Assis, primeira biblioteca brasileira em Nova Iorque, que  conta atualmente com um acervo de mais de 4.000 títulos. Estes livros são frutos de doações da Biblioteca Nacional , Academia Brasileira de Letras, instituições privadas e dezenas de doações individuais. Presidida por Domício Coutinho, ela conta com milhares de frequentadores.
Domício Coutinho
José Domício Coutinho queria dedicar-se ao sacerdócio, convicto da vocação, entrou para o seminário. Graduou-se em Filosofia, bacharelou-se em Teologia, Anglo- germânicas e fez até o 2º ano de Direito.  De passagem por Nova Iorque, Domício planejava ficar só um dia na cidade, mas se ele foi contratado como carregador da Pan American no aeroporto JFK e fez mestrado em Letras na Universidade da cidade de NY, ele não foi para a Aústria como queria ir nos tempos de celibato. Em 1999 criou a Medalha  do Mérito Machado de Assis. Em 2001 é condecorado com a medalha de Rio Branco no grau de Comendador e em 2004 funda a BEA.
O portal do litoral PB com a comunidade brasileira agradece a esse grande missionário da literatura, José Domício Coutinho, pela promoção e divulgação da cultura. Seus objetivos devem ter sido realizados com muito esforço e luta, mas para que a riqueza da literatura brasileira seja reconhecida no mundo inteiro, é necessário vários ‘Domício Coutinho’.
Portal do Litoral com A Nós Revista

Um comentário:

  1. Conheço a historia de coutinho e sua família obg filhos de caaporã !

    ResponderExcluir