sábado, 22 de fevereiro de 2014

Usina Tabu utiliza cortadeira de cana para relevo acidentado

Usina Tabu utiliza cortadeira de cana para relevo acidentado

16_destilaria
O engenheiro agrícola Silas Alves Monteiro da Silva, da Usina Tabu, apresentou no último dia 19 de fevereiro na Asplan-PB, a experiência bem sucedida com o corte mecanizado da unidade em Caaporã/PB, com a palestra: “Corte mecanizado, solução para o déficit de mão de obra rurícola”. Na ocasião, Silva explicou as vantagens que a usina já identificou com o corte mecanizado, a exemplo da redução dos custos de produção. “A cortadeira que utilizamos realiza cortes inclusive em áreas de relevo acidentado, como encostas, e substitui, em média, o trabalho de 40 pessoas”, detalhou o engenheiro da Tabu.
img10312
De acordo com o engenheiro, em sete horas de corte mecanizado foram contabilizadas na Usina Tabu, aproximadamente, 300 toneladas de cana-de-açúcar, com um custo de 7.93 litros de diesel/hora, o que corresponde a metade do valor gasto no corte manual. “Além disso, o gasto com a manutenção é pequeno e a empresa possui o diferencial de adaptar o equipamento às nossas expectativas”, ressaltou Silas Alves.
Silva afirma que no início dos trabalhos a usina pediu à empresa fornecedora da cortadeira que fizesse algumas adaptações técnicas, como o aumento do diâmetro da lâmina de corte. "Somado à todos os benefícios, a experiência com o corte mecanizado não apresentou danos ao solo, mantendo o processo de germinação, crescimento e brotação da cana uniformes".
Durante o evento,Félix de Castro Neto, da empresa Inovando Soluções Viáveis, exibiu um documentário sobre a operacionalização da cortadeira Centracana, utilizada pela Usina Tabu.

Andréia Moreno, da redação do JornalCana

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Destilaria Tabu investe no social, ambiental, gera milhares de empregos e orgulha Caaporã

Destilaria Tabu investe no social, ambiental, gera milhares de empregos e orgulha Caaporã


16_destilaria
Totalmente integrada com os cidadãos caaporenses, a Agro Industrial Tabu esta sempre investindo em políticas de Gestão Ambiental. A Tabu destaca, entre seus principais valores, o compromisso absoluto com a qualidade de vida da comunidade onde está situada. Além de ser um dos maiores arrecadadores de impostos da Região e geradora de aproximadamente 2 mil empregos diretos e 10 mil indiretos durante o período de safra, a Tabu desenvolve programas permanentes de responsabilidade social. Produzindo álcool etílico carburante e álcoois finos, para fins industriais. A Destilaria é Pioneira no Brasil na fabricação de álcool neutro absoluto, sua capacidade instalada permite produção anual de 72 milhões de litros de álcool.
A TABU produz álcool de cana-de-açúcar capaz de atender aos mais rigorosos padrões mundiais de qualidade e com a responsabilidade Ambiental reconhecida por todos os orgãos de meio-ambiente do estado da Paraíba. Inclusive, esses mesmos orgãos constataram através de pericia e exames que a Destilaria não é responsável por emissão de nenhum tipo de fumaça escura que de vez em quando paira no ar da cidade.
A empresa é destaque na produção de álcool finos, com habilidade para contemplar as maiores exigências e expectativas dos seus clientes. O grande diferencial está na produção de álcool extra-neutro e neutro absoluto, sendo pioneiro no Brasil no último.
Como modelo de gestão, adotou o conceito de Governança Corporativa, que tem a finalidade de otimizar o desempenho da empresa e primar pelo alto grau de profissionalização de seus colaboradores.
Na área agrícola, a Tabu possui parceria com o Centro de Tecnologia Canavieira e com o Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar, o que lhe permite está sempre atualizada sobre novas variedades de cana, mais adaptadas e produtivas para o solo da destilaria.
A industria também mantém uma das melhores escolas da cidade, inclusive tendo uma das melhores métodos de ensino pois a Escola Municipal Enéas Possidônio obteve o 1º (primeiro) lugar no município em qualidade nos resultados do IDEB de 2009 e 2011 por ter atingido a média de proficiência 189,78 em Língua Portuguesa e 208,79 em matemática.
O certo é que a Tabu, mudou os destinos do povo caaporense e é sim um grande orgulho para a cidade.

FONTE: Portal do Litoral PB

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Novo partido politico PSN é lançado no Brasil tendo como base a Paraíba

Novo partido politico PSN é lançado no Brasil tendo como base a Paraíba

7
O Partido da Solidariedade Nacional (PSN), é o novo partido no Brasil que  nasce tendo como base a Paraíba. Eugênio Falcão é o presidente nacional da legenda , que foi fundada oficialmente no sábado (25) em solenidade no Sesc Cabo Branco, em João Pessoa, onde estiveram presentes dezenas de lideranças politicas do estado.
O PSN é fruto de uma dissidência do Partido da Pátria Livre (PPL). Fundadores do PPL, a exemplo de Eugênio Flacão, ex-presidente do partido, discordaram das cobranças “exorbitantes” de taxas aos filiados e decidiram lançar outra legenda.
Na Paraíba, o PSN já tem 35 diretórios formados e está instalado em 14 Estados. Na próxima semana, Estatuto e Programa do partido serão aprovados para coleta de assinaturas.
O movimento começou em junho do ano passado. “Nós tivemos discordâncias na forma de arrecadação. Nosso entendimento é que partido não deve cobrar taxa de filiação. Era a absurda”, protestou Eugênio.
O partido da Solidariedade Nacional é um grande marco para o nosso estado, pois tem a frente o paraibano Eugênio Falcão e será  o primeiro partido com sede administrativa e diretório nacional constituído na Paraíba. “Vamos a partir de agora e no máximo de 20 dias registrar no cartório de Brasilia a ata , o estatuto e o programa para ser protocolada a entrada da ata e as copias da publicação no Diário Oficial da União no TSE e começaremos as coletas de Assinaturas em todo Brasil”, destacou o presidente da Sigla.
A ex-vereadora de Caaporã e advogada, Josy Alves e o esposo Carlos Ferreira são grandes divulgadores e incentivadores do PSN no litoral sul paraibano.
3 5
Portal do Litoral PB com Ascom do Partido PSN