quarta-feira, 10 de outubro de 2012

LITORAL SUL: PREFEITO DE CAAPORÃ É REELEITO E VAI PARA O QUINTO MANDATO


Dr. João ao lado do Ministro das Cidades, o paraibano Aguinaldo Ribeiro

Há mais de trinta anos em Caaporã, o médico João Batista Soares chegou a cidade para atuar na sua profissão juntamente com sua esposa. No ano de 1988, entrou na política e candidatou-se a prefeito pela primeira vez, tendo como vice José Pereira, pelo PL. Naquele ano estavam na disputa Romeu Nazário de Oliveira/Walter Nazário de Oliveira (PMDB) e o empresário Milton Coatti/José Félix Valentim (PTB). O eleitorado do município era de apenas 7.075 eleitores, Dr João foi eleito prefeito pela primeira vez com 42,22% dos votos válidos. Na eleição seguinte não elegeu sucessor.

Nas eleições municipais de 1996, Dr. João volta mais uma vez ao cenário político de Caaporã. A cidade que já contava com 11.271 eleitores, estava sofrendo as consequências da má administração do então prefeito Carlos Alberto da Silva, eleito em 1992. Disputando as eleições naquele ano, apareceu pela primeira vez o nome de Jeane Nazário dos Santos, filha do ex-prefeito Manuel do Fumo. Jeane teve como vice naquele ano Joelízio e disputou pelo PL, partido pelo qual Dr. João fora eleito pela primeira vez. Ainda estavam na disputa Atônio Alexandre Correia/Josélido dos Santos Mariano/PMDB e Adinaldo Expedito Ferreira Viana/Rivaldo de Oliveira Silva (PPS). Desta vez, candidato pelo PSDB, Dr. João teve como vice Romeu Nazário de Oliveira, que já fora seu adversário político e começava aí a mais vitoriosa de todas as parcerias políticas já feitas na cidade. Dr. João obteve 4.385 votos (49,67%) e foi eleito prefeito pela segunda vez.

No ano 2000, já aprovada a lei que permitia a reeleição, Dr. João candidatou-se novamente pra disputar o cargo de prefeito. Na disputa este ano estavam Jeane Nazário dos Santos/Luciano Silveira da Silva (PTB), Quinha Veloso/José Hildo da Silva Bezerra (PT coligado com o PPS) e o ex-prefeito Dr. Carlos/Eduardo Gomes de Souza (PMDB)-Viria a ser o maior vexame de um ex-prefeito na disputa pela prefeitura. O município já contava com 13.360 eleitores e Dr. João formou a mesma parceria da eleição anterior com Romeu Nazário de Oliveira, mas, desta vez coligado com PSB, PFL e PV. Pela terceira vez, Dr. João foi eleito prefeito com 5.581 votos (53,63%) dos votos válido. Na eleição seguinte não fez sucessor e Jeane Nazário foi eleita a primeira mulher prefeita da cidade de Caaporã.

Após uma das mais desastrosas gestões que a cidade de Caaporã já vira, mais uma vez Dr. João volta ao cenário político de Caaporã no ano de 2008. Tendo como vice na chapa Kiko, e agora disputando pelo PMDB, foi uma das mais emocionantes disputas já vistas na cidade. A prefeita e candidata a reeleição Jeane Nazário dos Santos, agora tinha em sua chapa como vice Adjaci Pereira, ex-secretário de Administração de Caaporã na gestão de Dr. João. Adjaci Pereira é filho de José Pereira que já fora vice de Dr. João um dos mais atuantes vereadores que já passara pela câmara municipal. Porém, a população de Caaporã elegeu Dr. João pela quarta vez prefeito da cidade com 7.360 votos (56,39%). Este ano os eleitores de Caaporã já somavam 15.916.

Nas eleições municipais deste ano Dr. João foi o único prefeito reeleito pela quinta vez em todo o Litoral Sul da Paraíba, quando nas cidades de Alhandra, Conde, Pedras de Fogo e Pitimbu os prefeitos não conseguiram eleger sucessores. Disputando as eleições com Kiko/Dr. Carlos (PSDB coligado PSD/DEM/PP),-Kiko é o atual vice-prefeito, rompeu com Dr. João antes das eleições gerais de 2010 para apoiar candidatos diferentes para o governo do estado, deputados e senadores- Manoel do Fumo/Irmão Deinha (PPS coligado com o PPS), Nino/Menon (PTC coligado com o PRTB) e Tony/Jessé (PSL), Dr. João teve como vice Saulo Veloso, e disputou pelo PMDB coligado com PV / PRB / PT do B / PC do B / PP / PTB / PHS / PSC / PT / PPL / PR, em uma disputa acirrada que culminou mais uma vez com a vitória de Dr. João com uma maioria absoluta e assim eleito pela quinta vez prefeito da cidade. A cidade de Caaporã tem hoje 16.638 eleitores e ele obteve 5.908 votos (44,9%)

Nenhum comentário:

Postar um comentário